Seguros

A importância da tecnologia no mercado de seguros

By 25/11/2019 December 20th, 2019 No Comments

 

A oferta de serviços no meio digital é uma realidade crescente. Por isso, a importância da tecnologia no mercado de seguros desperta cada vez mais interesse por soluções que agreguem agilidade para todo o setor (seguradoras, corretoras e clientes). Conforme muitos estudos apontam (e podemos perceber no nosso dia a dia), os consumidores preferem soluções que exigem alguns cliques e pouca burocracia.

No setor de seguros, as mudanças na forma de acessar, cotar e fechar negócios estão avançando rapidamente: além de processos mais simples, corretoras e seguradoras apostam na experiência online do cliente antes, durante e após a venda das apólices. Entenda como o segmento vem se reinventando no meio digital:

 

Tecnologia no mercado de seguros

 

“Inovação” é a palavra que melhor descreve a importância da tecnologia no mercado de seguros. Na corrida por corresponder ao comportamento dos consumidores, esse segmento precisou se adequar à era digital, aproveitando a oportunidade para inovar formas de distribuição, etapas de processos, experiências de uso e relacionamento com clientes e fornecedores.

No que tange à comunicação, percebe-se que as corretoras de seguros incorporaram uma linguagem mais humanizada e descomplicada, ou seja, conseguem ser compreendidas facilmente por leigos – pessoas que estão começando a se interessar por apólices privadas para uso corporativo ou pessoal.

Além disso, as empresas estão usando a seu favor ferramentas como Inteligência Artificial, Big Data, cotador online, APPs e marketing digital para entender os clientes em potencial, oferecendo experiências otimizadas desde o anúncio/venda, passando pelo atendimento, até o uso dos serviços de acordo com as necessidades de cada perfil de cliente.

Hoje, sabemos que todo esse movimento da tecnologia no mercado de seguros gerou as chamadas “Insurtechs”:

 

O que é Insurtech?

 

A combinação das palavras insurance (seguro, em inglês) e technology (tecnologia), dá nome às “Insurtechs”. Elas são empresas e/ou iniciativas que estudam e aplicam novas tecnologias para desenvolver cada vez mais a indústria de seguros.

Nos últimos anos, as Insurtechs vêm ganhando espaço no Brasil, especialmente para que os usuários de seguros tenham melhor experiência com esses serviços, reduzindo burocracias, serviços ‘engessados’ (sem customização) e preços inacessíveis, bem como aumentar a transparência nas cláusulas e ofertas dos planos.

Mais uma vez, a tecnologia no mercado de seguros se afirma como importante meio de operacionalização para que mais pessoas e empresas de todos os portes possam aproveitar os benefícios de um bom seguro de saúde, seguro de vida, seguro de cargas e outras tantas categorias pensadas sob medida.

 

Proximidade com o cliente

 

Além das vantagens citadas anteriormente, como simplificação de processos, agilidade e clareza, a implementação da tecnologia no mercado de seguros também permite a contínua interação entre o cliente e sua seguradora. Tanto pelo suporte via WhatsApp quanto pelos aplicativos, o usuário consegue um contato mais simples e ágil. Já para a seguradora – e também para a corretora –, as ferramentas digitais permitem oferecer serviços e ofertas direcionados, inclusive enviar novidades e dicas relevantes.

A BSCor entende a importância da tecnologia no mercado de seguros e utiliza os benefícios da transformação digital a favor dos clientes, oferecendo mais agilidade nas cotações e nos trâmites burocráticos. 

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