Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as vantagens do consórcio. É um bom investimento? Custa caro? Quais os riscos?
A verdade é que esse tipo de aplicação é bastante simples e representa mais do que comprar um bem: é uma forma inteligente de se comprometer a poupar dinheiro.
Pensando nisso, apresentamos cinco vantagens do consórcio para você entendê-lo melhor e escolher o modelo que mais combina com suas necessidades e orçamento.
O que é consórcio?
Antes de detalharmos as vantagens do consórcio, é importante que você saiba o que ele é exatamente e como funciona. Vamos lá!
O consórcio é uma categoria de compra coletiva na qual um grupo de pessoas assume parcelas mensais durante um tempo específico. O dinheiro permanece reservado em fundo comum e seguro. A cada mês, os integrantes são selecionados por sorteio e/ou lance para obter o valor total do crédito e comprar o bem desejado – geralmente para adquirir bens como imóvel e automóvel. Com o dinheiro em mãos, pode realizar o investimento e então continua pagando as parcelas acordadas em contrato.
Vantagens do consórcio
Agora que você já sabe sobre melhor como funciona essa aplicação, é hora de conhecer os principais benefícios. Acompanhe:
1) Baixo custo: financiamentos normalmente exigem uma entrada em torno de 30% referente ao valor total do bem desejado, mas no consórcio não é preciso dar entrada. Essa é uma ótima opção para quem não deseja desembolsar uma quantia imediata. Ainda em relação às vantagens do consórcio no que se refere a custos, cabe destacar que não há cobrança de juros – somente taxa de administração que a seguradora utiliza para cobrir seguros e fundos. Mesmo havendo essa cobrança, o custo final ainda é inferior às taxas de financiamento.
2) Baixo risco: diferentemente de investimentos como ações na Bolsa de Valores e títulos públicos, os consórcios são bastante seguros (desde que contratados com uma equipe de confiança, claro). Isso porque o montante vai exclusivamente para o saldo de caixa do grupo. Se houver saldo positivo no encerramento geral, o montante retornará aos consorciados ativos e excluídos.
3) Poder de compra: quando falamos de investimento é impossível não pensar no poder de compra, afinal, ele ajuda a mostrar se a transação foi realmente vantajosa. No caso dos consórcios, as administradoras realizam pequenos ajustes nas mensalidades durante a vigência do plano para garantir que a carta de crédito esteja com o poder de compra sempre atualizado. Importante: as alterações devem constar no contrato e variam entre as administradoras.
4) Crescimento de patrimônio: a possibilidade de ampliar o patrimônio pessoal ou corporativo é mais uma das vantagens do consórcio. Por ser um investimento acessível e seguro, o contratante consegue adquirir mais bens no decorrer dos anos – desde terrenos, imóveis novos ou usados até automóvel, motocicleta, caminhão e outros.
5) Planejamento financeiro: há quem diga que só aprendemos a poupar quando precisamos – para muitas pessoas, essa premissa não está errada. Se você tem dificuldade para rever despesas e cortar gastos, investir em consórcio pode ser uma boa estratégia, porque todo mês precisará reservar aquele valor em benefício de um bem durável. Não custa lembrar: firme apenas compromissos que poderá cumprir, evitando a inadimplência.
Que tal agora investir no consórcio para conquistar a casa ou o carro dos sonhos? Quer saber mais? Conheça os tipos de consórcio oferecidos pela BSCor!